É comum que tenhamos bastante atenção na limpeza e higienização de cozinhas, pois é nestes ambientes que produzimos e manuseamos alimentos que podem ser contaminados e causar danos à saúde, caso as superfícies, utensílios e equipamentos não estejam adequadamente limpos e higienizados.
Nas cozinhas industriais esta atenção deve ser uma preocupação frequente, devido a maior circulação de pessoas, maior número de utensílios e equipamentos dispostos em ambientes bem maiores do que as cozinhas domésticas.
A ausência de uma limpeza e higienização adequada podem, aumentar os riscos de infecções por bactérias, que causam sérios riscos a saúde dos que consomem o alimento e das pessoas que trabalham nestes ambientes.
As infecções provocadas pelas bactérias do gênero Salmonella são universalmente consideradas as causas mais importantes de doenças transmitidas por alimentos. A maior parte dessas bactérias é patogênica para o homem, apesar das diferenças quanto às características e à gravidade das doenças que provocam. Desenvolvem-se facilmente em alimentos, assim como em águas contaminadas e com restos de alimentos ou fezes.
As bactérias do gênero Shigella são causa de doenças diarreicas, conhecida como disenteria. As Shigella spp alcançam os alimentos por meio da contaminação de alimentos e está diretamente relacionada com o papel desempenhado pelo próprio homem como disseminador da bactéria, principalmente quando as condições de higiene pessoal são limitadas.
Previna sua cozinha de contaminações:
1 – Limpeza
A limpeza elimina restos de alimentos e sujidades que servem de nutrientes para o desenvolvimento e proliferação de bactérias e outros agentes patógenos.
Uma limpeza adequada elimina a carga de agentes contaminantes, preservando a saúde de quem consome o alimento e de quem trabalha neste ambiente.
Realizar a limpeza com água e sabão liquido neutro. O enxague das superfícies e ou equipamentos é importante, pois a carga de gordura presente no sabão deve ser retirada por completo. O uso de água quente pode aumentar e eficácia do enxague e da lavagem.
A OMS indica o uso de agentes químicos que possam favorecer a limpeza de áreas mais críticas, em que restos de alimentos possam encrostar. Neste caso, o ideal é o uso de produtos desincrustantes, a base de soda e outros agentes químicos que facilitam a remoção de alimentos aderidos ao equipamento ou a superfície. Na limpeza de fornos industriais devem ser utilizados produtos específicos para este fim, facilitando a remoção dos restos alimentares com maior eficiência.
2 – Desinfecção
Os agentes fungicidas e bactericidas devem ser usados para a desinfecção dos equipamentos e utensílios das cozinhas industriais. A OMS indica o uso de agua clorada e produtos à base de quaternário de amônio para este fim. Deve – se ficar atento ao tempo de contato com o produto e a dosagem recomendada pelo fabricante.
É recomendado que após a desinfecção, os equipamentos e utensílios da cozinha industrial sequem naturalmente, evitando a recontaminação. Evite a utilização de panos de cozinha e de chão, estes itens costumam acumular germes e podem espalhá-los no ambiente ao invés de eliminá-los.
ATENÇÃO:
Higienização das mãos
O local para lavagem das mãos e o para a lavagem de utensílios como pratos, tigelas, formas, panelas, potes e talheres devem ser separados, evitando contaminação. È imprescindível o uso de álcool gel após a lavagem das mãos.
Armazenamento
Normalmente os produtos utilizados para limpeza são tóxicos, armazene-os em local adequado juntos com os outros materiais de limpeza e longe dos alimentos. Uma boa dica é identificá-los para evitar confusões.